Crescendo como Saumensch

D.I.Y: Árvore de natal de livros

segunda-feira, dezembro 23, 2013 Julia Pinheiro 0 Comments


Amanhã é véspera de natal, o dia que eu mais gosto do ano! E mesmo eu estando beeeem atrasada, eu não pude deixar de fazer esse D.I.Y de árvore literária.

Já faz tempo que eu estava querendo fazer uma dessas, mas, por conta da reforma do meu quarto todos os meus livros ficaram trancafiados e só pude recupera-los a pouco tempo.

Enfim, chega de papo, e vamos ao que interessa: o segundo post da categoria D.I.Y do blog especial de natal!

~ Materiais ~

  1. Livros (óbvio). Dos mais variados tamanhos, inclusive aqueles pocket, eles serão importantes para o final da árvore. Eu utilizei cerca de 50 livros e consegui uma arvore de uns 50 cm, então não são precisos tantos livros assim.
  2. Pisca-pisca. Acho que o pisca-pisca não pode faltar, pois é ele que da o toque natalino. Sem ele, acho que parece só uma montanha de livros, pelo menos, achei que a minha pareceu né =P.
  3. Algo para ficar no topo, para ser sua estrela. Pode ser uma pelúcia pequena, um laço, um enfeite que você goste, ou até mesmo uma estrela.
  4. Enfeites variados*. Essa categoria é opcional, caso você queira dar um up na sua árvore pode enfeita-la com os mais variados enfeites, tanto os próprios enfeites clássicos da árvore de natal ( bolas, anjinhos, sinos...) como miniaturas, enfim, deixe a criatividade fluir.

~ Passo-a-passo ~

Primeiro eu separei alguns livros mais ou menos do mesmo tamanho. Na esquerda tem os meus livros menorezinhos (pocket, alguns) que vão servir para o topo da árvore, e ao lado tem os maiorezinhos. Porém, os maiores nem eram tão grandes assim, pois queria uma árvore pequena, então cuidado com a escolha dos livros, pois livros grandes na base vão resultar em uma árvore grande. 


Fiz um "círculo" com cinco livros, porém a quantidade de livros usado na base pode variar dependendo do tamanho que você quer sua árvore.
Cuidado: É importante que os livros tenham mais ou menos a mesma espessura, pois se não fica desnivelado e a árvore pode ficar torta ou até perder o equilíbrio e tombar.


Coloquei mais um livro em cima de cada um dos outros da base, para a árvore ir afinando de um jeito mais natural e ela não ficar muito pequena de altura e ter uma base muito grande.


Fiz a mesma coisa na próxima camada, apenas diminui a quantidade de livros: em vez de colocar 5, coloquei 4. Coloquei um livro em cima do outro entre os espaços que os livros da base deixaram.


Nessa mesma camada eu também já comecei a colocar os livros mais juntos e próximos do centro, para começar a afinar a árvore.


Mais uma camada dupla de livros, só que dessa vez coloquei livros um pouco menores do que os da base, assim deu um efeito mais natural da árvore estar afinando, e  como eles são menores, deu para chegar eles mais para o centro, contribuindo para esse mesmo efeito.


Como o espaço para apoiar os livros vai diminuindo é natural que a quantidade de livros também vá diminuindo.


Nessa camada eu apenas coloquei 3 livros decentemente apoiados, os outros eu vou empilhando da maneira que achei que não ficava nem torto e nem desfaziam esse efeito da árvore estar afinando. Coloquei 6 livros até ficar no mesmo nível.


O.B.S.:Ah! conforme o espaço do centro vai diminuindo fica difícil apoiar os livros mesmo, e muitas vezes tive que deixar nem que fosse a pontinha de um livro em cima de outro, mas no final, isso não interferiu no resultado.




Depois, eu só fui empilhando os livros que tinham mais ou menos o mesmo tamanho e espessura até não dar mais para colocar mais de um livro centralizado sem perder esse efeito de estar afinando. Com isso, escolhi um livro maiorzinho e coloquei bem no centro, de forma a não deixar a árvore torta.


Depois de colocar um único livro no centro, comecei a empilhar os livros pocket para dar continuidade a essa escadinha e deixar o topo mais fino (se não a árvore teria um aspecto achatado).


Assim que ficou a minha árvore depois de empilhar todos os livros. Agora só falta os enfeites para dar o devido charme que uma árvore natalina precisa.


Envolvi a árvore inteirinha com muito pisca-pisca, apoiando-os nas capas.
O.B.S.: O pisca-pisca TEM que ser de led, se não for de led não use! Pois os piscas comuns esquentam muito e em contato com papel pode causar incêndio! Os de led não esquentam, por isso são mais seguros ao estarem em contato com o papel.


Para o topo eu escolhi por um laço grande vermelho com alguns fios dourado: cores bem antal mesmo.


Os enfeites que eu escolhi para complementar a árvore foram apenas 4 bolas que eu apoiei nas capas de alguns livros.


E prontinho! Agora é só ligar o pisca e contemplar o seu trabalho.


Eu, particularmente gostei muito do resultado, e espero que não tenha sido tarde de mais para fazer esse tutorial e que ainda de tempo de vocês tentaram fazer suas próprias árvores, porque foi um processo bem divertido. Inclusive, deixo aqui em baixo minha trilha sonora para montar minha árvore literária:



Também desejo a vocês um feliz natal, boas festas, e é claro, muitos livros de presentes para vocês =P. 

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images