Crescendo como Saumensch

D.I.Y: Bottle Nebula

sexta-feira, maio 09, 2014 Julia Pinheiro 4 Comments


Demorou mas enfim consegui atualizar essa categoria do blog, e eu realmente estava muito empolgada para fazer esse D.I.Y em específico. Esse efeito de galaxia de repente estourou e eu acabei sabendo dele através da minha amiga e xará Julia como se faz e é tão fácil e fica tão bonito que simplesmente não podia deixar de ensinar como fazer aqui.





1- Um recipiente de vidro. Pode ser qualquer coisa: um pote ou uma garrafa por exemplo, mas tem que ser de vidro, o plástico não deixa o mesmo efeito;
2- Algodão;
3 - Algo para misturar os componentes sem o problema de manchar. Como um palito de churrasco, por exemplo;
4 - Purpurina;
5 - Corante/ Algo para dar cor. Muita gente usa pó de refresco, porém a cor não fica muito viva, por isso é mais recomendado o uso de anelina ou corante de comida, porém, como no meu caso eu queria as cores turquesa e roxo eu utilizei os antissépticos Azul de Metileno e Violeta Genciana, que são bem baratos e você consegue encontrar em qualquer farmácia, e funciona como corante deixando as cores bem fortes e vivas;
6 - Água;
7 - Papel Alumínio; *
8 - Fita. * 

* Esses dois materiais são puramente facultativos, eu apenas usei eles para "cobrir" a tampa do recipiente. Vocês vão entender melhor no passo-a-passo ;-)

OBS.: Não tem uma quantidade específica de cada material porque isso varia de acordo com o recipiente que você escolheu e como você vai montar o efeito.



  • Adicione água ao recipiente. A quantidade de água que eu acrescentei à garrafa era referente a quantidade que eu queria que ficasse da cor que eu ia adicionar, por isso essa quantidade é variável de acordo com o efeito que você quer dar, se desejar que fique tudo da mesma cor, basta adicionar um volume maior de água, mas não encha o recipiente até a borda, porque depois de acrescentar o algodão esse volume vai acabar aumentando;
  • Depois acrescente o corante referente a cor que você quer que aquela parte da garrafa fique. 
  • Adicione a purpurina, na quantidade que você desejar, e mexa até que toda a purpurina tenha "afundado"
  • Se o seu algodão for daqueles que vem em "bolinhas", desfie-o para que ele perca esse formato e dê um efeito mais interessante e natural.
  • Adicione uma boa camada de algodão a sua solução. O algodão é o grande mistério de todo o efeito, e sua quantidade também vai de acordo com o gosto da pessoa, você acrescenta algodão conforme ache que esta ficando bom ou não, porém no meu caso, o algodão também teve um efeito de dificultar que esse corante se espalhe para as próximas camadas de água que eu iria adicionar, já que eu queria que as próximas tivessem cores diferentes.
  • Depois, como eu falei, eu adicionei mais água ( percebem como a cor roxa não se espalhou muito para essa nova camada de água? ) e acrescentei o corante azul. Como vocês percebem ficou uma cor muito forte, mas quando isso acontece basta apenas adicionar mais água que o corante vai se espalhando e a cor vai ficando mais clara.


E não tem mistério, você só vai continuar repetindo esse processo de adicionar água > adicionar corante > adicionar purpurina > mexer > adicionar algodão até a borda do seu recipiente. Ah! O graveto também vai ajuda a "modelar" o algodão para dar esse efeito de névoa. Basta ir seguindo a intuição :) 


No caso do recipiente que eu escolhi não tinha uma tampa, então acabei enfiando a tampa do pote de purpurina no gargalo ( milagrosamente coube ) e selei com silicone para evitar que escorra a água e essas coisas.



Para não ficar o silicone aparecendo eu decidi usar o papel alumínio e uma fita para dar esse acabamento. Eu simplesmente cortei um pequeno quadrado marquei no gargalo para ter uma melhor noção do tamanho certo que queria o pedaço e depois prendi ele com a fita. Mas, se caso o seu recipiente for um pote também indico cobrir a tampa com purpurina.



Ah! Um dos motivos pelos quais eu escolhi uma garrafa para fazer esse efeito foi dar uma utilidade ao objeto que seria meramente decorativo, que foi usar a garrafa para pendurar alguns braceletes e pulseiras.









Devo confessar que quando comecei fiquei meio insegura por ser algo cujo o produto seria meio incerto, mas até gostei disso depois, afinal, deu um resultado bem bonito, não?

You Might Also Like

4 comentários

  1. O seu realmente ficou com um efeito lindo, mas... não poderia dizer o mesmo se eu fosse fazer. Do modo como sou desastrada, tenho certeza de que aconteceria alguma tragédia se eu tentasse, desde quebrar a garrafa até o resultado. hahahaha
    Gosto muito dos seus posts, Julia!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hueeuhue Mas eu também pensei o mesmo ao começar a fazer! Adiei tanto começar por conta disso porque já tinha os materiais a tempos, mas decidi arriscar, acho que valeria a pena você arriscar também, afinal se der errado, você pode tentar de novo porque os materiais são caros e duram bastante.
      Obrigada!! Seus comentários sempre me deixam tão feliz *-*

      Excluir
  2. Que lindoo! Amei! Vou tentar fazer na minha casa, iria deixar minha estante muito fofinha!

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir

Flickr Images