Crescendo como Saumensch

D.I.Y: TBR Jar

domingo, agosto 10, 2014 Julia Pinheiro 2 Comments


Esses dias no instagram fiquei sabendo de uma ideia muito legal chamada To Be Read Jar ( TBR jar ), traduzindo seria algo como: jarra de coisas para serem lidas. A ideia é bem simples e prática: você escreve em papeizinhos todos os livros que você tem para ler, os dobra, e coloca dentro de um pote, e você vai ter que ler obrigatoriamente aquele que você sorteou. 

Qual o objetivo? Pessoas, que como eu, tem muitos livros já em casa para serem lidos ficam em geral muito perdidas na hora de começar a próxima leitura, e sempre bate aquela dorzinha de "não quero que os outros livros se sintam menosprezados com a minha escolha" além do que é um belo incentivo para terminar de ler logo os livros que acumulam em casa.

O tutorial vai ser bem simples e vai ser mais um "mostrando como eu fiz a minha TBR jar" do que um tutorial propriamente dito, porque é algo que é totalmente personalizável, só deixar a criatividade fluir ;-)




1 - Um recipiente de vidro. No meu caso usei um ex-recipiente-de-palmito ehehe mas, caso você tenha algum outro tipo de recipiente pode usar também, falo vidro porque acho que fica mais bonito porque da pra visualizar bem o conteúdo.

2 - Folhas. Folhas coloridas ( daquelas usadas para dobradura ) deixam bem mais bonitinho, mas se você não quiser/ não gostar use folhas de ofício mesmo, afinal o único objetivo delas aqui vai ser escrever os nomes dos livros.

3 - Caneta, lápis, canetinha, ou qualquer outra coisa para escrever. Na foto esta minha caneta tinteiro de pena que só uso para ocasiões especiais como essa eheh ♥ 

4 - Cola bastão e tesoura. A cola vai servir para colar o nome "TBR" no vidro, não sei se cola comum fixa o papel sem fazer sujeira, por isso prefiro a bastão, e a tesoura será para cortar os papéis.

5 - Tinta e pincel.* Esses materiais são totalmente facultativos, apenas usei para pintar a tampa ( para apagar o nome "conserva de palmito" eheh ).

6 - Os livros que você ainda não leu. Essa é a categoria mais importante ;-P 




  • Primeiro separe todos os livros que você ainda não leu. Vergonha ao perceber que eu tinha 20 livros em casa aclamando para serem lidos >.<


  • Escreva o nome de todos os livros que você ainda não leu nas folhas de papel, sempre deixando um bom espaço entre o nome de cada livro, para não ficar bagunçado quando você for cortar.



  • Corte os nomes dos livros.


  • Da para ver melhor a questão do espaçamento que eu falei nessa foto.



  • Dobre todos os papeizinhos em quadradinhos. Dobrando cada ponta até o meio e depois, finalmente, dobrando o meio.


  • Usando a tinta e o pincel pinte a tampa com a cor de sua preferência. 


  • Enquanto a tampa seca, escreva em uma folha qualquer, mas de preferência não muito fina, o nome do projeto TBR jar do jeito que você quiser.


  • Depois é só passar a cola bastão e colar no pote. Fixa direitinho e não faz lambança ;-)
 

  • Depois é só jogar os papeizinhos no pote, e fim.


Como eu disse não foi bem um tutorial, e só uma amostra de como eu fiz o pote e uma apresentação à essa ideia que eu achei tão legal. Decidi acomodar o pote em uma prateleira da minha estante que resolvi dedicar apenas aos livros que não li, até que gostei do resultado.


 Eu já comecei o projeto e achei muito legal porque o primeiro livro que eu sorteei foi Sociedade Cinderela, um livro que eu realmente estava evitando a ler e que provavelmente sempre ficaria para depois, mas agora tenho que ler, ou seja, esse projeto vai dar uma chance aos livros que você não dava nenhuma, achei isso bem legal.


Alguém ai já conhecia e participava desse projeto?

You Might Also Like

2 comentários

  1. Já tinha visto esse vaso em outro blog, e, cara, é uma ideia bem legal. Adoro isso, é tão fofo, criativo e útil! Farei, quando tiver muitos, muitos livros para ler.

    (Cara, sua caneta é pura perfeição! Onde conseguiu essa ponta?)

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadinha =3

      Minha mãe trouxe pra mim da Itália, mas no ebay deve ter alguma coisa parecida ;-)

      Excluir

Flickr Images