Crescendo como Saumensch

E o Rio de Janeiro continua lindo...

sábado, fevereiro 28, 2015 Julia Pinheiro 2 Comments


Hoje o Rio de Janeiro faz 450 anos e aproveitei para fazer esse post falando sobre o dia que eu redescobri meu amor pela minha própria cidade ( um post que deferia ter sido feito a muito tempo ).

O Rio é uma cidade turística e sempre vista com belos olhos por conta da sua geografia montanhosa, mas só quem vive aqui sabe de todos os problemas que nós, cariocas, temos que enfrentar. Fora o medo de sair na rua por conta da grande violência em muitos dos pontos da cidade, na área onde eu moro também há um problema que particularmente me incomoda bastante: a exclusão cultural. 


Onde eu moro não se encontra nenhum tipo de programa cultural, como por exemplo os museus e teatro, e como o transporte público é muito desorganizado, ter acesso a cultura também é uma maratona a se fazer, que requer muitos sacrifícios e muitas horas no trânsito, e isso foi algo que sempre me fez olhar para a minha cidade com amargura. Mas tudo isso mudou quando eu fui ao Parque das Ruínas.

Não vou entrar em detalhes sobre o parque, porque acabei não tirando muitas fotos lá mas pretendo voltar e então fazer um post especial pra isso, mas quando cheguei lá e me deparei com essa vista, foi de perder o fôlego. Não tinha como eu olhar pra algo tão lindo quanto o que estava diante dos meus olhos 
com toda aquela amargura.

 Minha cidade é cheia de problemas? Sim. Mas qual cidade não tem? Não digo que devo ignorar os problemas, mas também não posso deixar que eles ofusquem as maravilhas que minha cidade tem a oferecer.


Hoje olho pro Rio com muito mais carinho e amor. É sim uma cidade muito linda e que tem muita cultura para oferecer e para ser conhecida Porque se tem uma outra coisa que eu também percebi é que mesmo morando a vida toda aqui conheço muito pouco dessa cidade. Foi ai que eu percebi que preciso turistar muito por aqui ainda pra conhecer o Rio do jeito que ele é, e esse é um dos principais projetos que eu tenho para mim esse ano: turistar na minha própria cidade. 


O quero deixar com esse post é que as vezes não conseguimos perceber a beleza do que tem ao nosso redor porque tudo já se tornou cotidiano demais para repararmos com atenção, e às vezes tudo que precisamos é olhar as coisas de um jeito diferente, de um jeito mais gentil, que a vida torna-se mais agradável. Então toda vez que começo a pensar sobre todos os problemas da minha cidade eu começo a pensar também sobre tudo de maravilhoso que ela tem, e no final das contas viver aqui acaba se tornando mais fácil, mais agradável, mais emocionante, e apesar de sempre desejar grandes mudanças no Rio de Janeiro, hoje, eu consigo ter orgulho da minha carioquice.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Oi! Texto e fotos lindas, amei! Fui no Rio apenas uma vez e achei bem bonito, gostaria de voltar.

    whoisllara.com

    ResponderExcluir

Flickr Images