Crescendo como Saumensch

O Hobbit

quinta-feira, fevereiro 12, 2015 Julia Pinheiro 2 Comments


A minha edição de O Hobbit, escrita pelo grande J.R.R Tolkien, foi publicada pela Martins Fontes e se trata de uma edição comemorativa de 75 anos. É capa dura e possui 296 páginas amareladas, ilustrações feitas pelo próprio Tolkien e dois mapas lindos da terra média ( que eu particularmente tive um pouco de complicação pra me localizar ehehe )


A história é muito simples de resumir e em suma conta como Bilbo Bolseiro, um simples hobbit com hábitos comuns, se tornou um verdadeiro aventureiro.


Como é de consciência geral daqueles que já conheceram um Hobbit, esses seres são famosos por viver de maneira calma e normal no Condado. São menores que anões e adoram comer. E Bilbo não era nada diferente disso até o dia em que o mago Gandalf bateu em sua porta e o chamou para uma grande aventura.


A aventura não era nada fácil, para começar teriam que atravessas as florestas e caminhos mais perigosos da terra média para recuperar a Montanha Solitária, antigo lar dos anões, e todo o seu outro, que era guardado por nada mais nada menos do que Smaug, um pavoroso dragão. 


E mesmo tendo negado de primeira embarcar nessa jornada Bilbo acaba de algum jeito cedendo, e partindo com Galdalf e com mais 13 anões para a maior aventura de sua vida. ( que resultará, muito futuramente, na trilogia d'O Senhor dos Anéis


O livro superou todas as minhas expectativas. Eu nunca tinha visto nenhum filme, apenas o primeiro de O Senhor dos Anéis e eu tinha muito medo de ser uma leitura complicada e maçante, mas na verdade a narrativa é bem leve e descontraída, e me tem aquele toque mágico de conto infantil porém mais trabalhado, o que eu amei!


Não imaginei que ia gostar tanto, ri bastante e me prendeu muito a história que era sempre muito desesperadora. O tempo todo eu pensava "Meu deus, esta tudo perdido!" e de repente tudo se ajeitava do jeito que eu menos esperava! Agora que vi que todo esse papo de "terra média" não é o bicho de sete cabeças que eu pensava estou ainda mais louca para ler os outros livros do Tolkien.


Não foi um livro que provoca questionamentos profundos e coisas do tipo e tudo de legal que era dito só fazia sentido dentro do contexto então dessa vez não vai ter aquela parte que eu sempre coloco de "trechos favoritos", MAS deixo claro que isso não faz do livro ruim , muito pelo contrário, classifiquei ele com 5 estrelas no Skoob e foi considerado uma das minhas melhores leituras de 2014. 


Alguém ai já é um grande fã de Tolkien

You Might Also Like

2 comentários

  1. Oi Ju! O Hobbit é um livro muito bom, gosto dessas histórias que se passam em épocas bem distantes da nossa.

    http://whoisllara.com

    ResponderExcluir

Flickr Images