Crescendo como Saumensch

Estreia: Insurgente

sábado, março 21, 2015 Julia Pinheiro 2 Comments



Essa quinta-feira, dia 19, estreou Insurgente, o segundo filme da saga de Divergente. Eu, como sempre, fui na estréia e assisti legendado e em 3D, mas como eu estava sem internet só estou conseguindo postar minha crítica sobre a adaptação agora.


Geralmente eu só faço a minha crítica das adaptações e deixo o link das resenhas, mas nesse caso apesar de eu já ter feito a resenha desse livro ( clique aqui para ver ) vou ter que fazer uma resenha do filme também já que não teve nada a ver com o livro.


No filme a trama gira em torno de uma caixa descoberta por Jeanine que era guardada pelos pais da Tris. A caixa possuí um segredo que, obviamente, a vilã quer descobrir a qualquer custo, só que a caixa só pode ser aberta por um divergente e através de simulações. E assim começa a busca implacável pelos divergentes de Chicago, uma busca que acontece das formas mais violentas possíveis, dissipando medo por toda a cidade.


Quem leu o livro só por essa breve resenha do filme já percebeu que tem muita coisa errada nesse pequeno parágrafo, imaginem então a quantidade de erros que acontecem em duas horas de filme. Foi simplesmente decepcionante.


Durante todo o processo de filmagem deu a entender que tudo estava indo nos conformes, até fizeram o favor de incluir personagens esquecidos no primeiro filme. Porém eles não conseguiram dar a importância devida a nenhum deles. Todos foram meros figurantes que apareceram em poucos segundos e de forma aleatória, isso pra mim já foi uma tristeza.


Outro erro terrível: Evelyn Johnson. Eu não tinha visto a atriz que iria interpreta-la e fiquei chocada quando ela apareceu. A atriz tem cara de ser muito mais nova que o Theo James, fora que ela sempre aparecia cheia de maquiagem ( lembrando que ela é uma sem facção, ok? ). Achei ela totalmente fora do contexto.


Sobre os momentos Foutris: foram todos bem sem graça. Alguns realmente tiveram no livro e que eram lindos e tocantes, mas no filme ficaram meio sem emoção, menos a cena da foto acima, que eu gostei, já a da foto debaixo foi totalmente sem graça, rápida e particularmente não me despertou nada, fora que não estava no livro, o que me deixou bem revoltada já que li Convergente todo esperando eles finalmente ficarem juntos.



Foram poucas as cenas que realmente aconteceram no livro e foram poucas dentre elas que realmente conseguiram captar toda a emoção que realmente deveria existir nelas.


Parando um pouco de esculachar o filme a participação do Peter, para mim, foi o que salvou o filme. Tiveram cenas bem engraçadas, algumas foram engraçadas por serem toscas mesmo, mas a maioria foi engraçada pelo senso de humor do Peter. 


Agora, o que realmente foi o ponto bom do filme foram os efeitos especiais e toda essa coisa. Apesar de eu ter achado que eles foram demais e desnecessários e fizeram o filme ficar totalmente doido ( se afastando cada vez mais da história original ) eles foram muito bem feitos. Porém, não aconselho ver em 3D já que a única parte que realmente fez diferença foi na cena abaixo.


Claro que os cenários mais uma vez foram bem legais, e foi muito legal ver a cede da franqueza e tudo mais, mas se tem uma palavra que pode descrever meu sentimento diante do filme foi: decepção. Fizeram outra história em cima na trama e não passou, pleo menos para mim, toda emoção que certas cenas exigiram. Passei o filme perdida e me questionando o que exatamente eu estava vendo, tive a impressão de estar revivendo o momento que passei ao ver Percy Jackson ( e não, não é um exagero ). Um bom filme? Sim. Uma boa adaptação literária? Definitivamente não. 


O mais maravilhoso de tudo isso: A trilha sonora. Deixo aqui pra vocês o trailer do filme e a trilha sonora maravilhosa pra vocês.



Holes in the Sky - M83 with HAIM 
Blood Hands - Royal Blood 
Never Let You Down - Woodkid with Lykke Li
The Heart of You - Anna Calvi
Sacrifice - Zella Day
Warriors - Imagine Dragons 
Convergence - Joseph Trapanese 


E ai, alguém já viu o filme? O que vocês acharam?

You Might Also Like

2 comentários

Flickr Images