Crescendo como Saumensch

Salão FNLIJ do livro para crianças e jovens 2015

domingo, junho 21, 2015 Julia Pinheiro 2 Comments


Ontem, dia 20, fui ao Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens lá no Centro de Convenções Sulamérica, um evento literário que aconteceu aqui no Rio para crianças e jovens e aproveitei o final de semana chuvoso para dar uma passadinha lá, e é claro que levei a câmera para mostrar um pouquinho do Salão por aqui.


O evento é como um pequena Bienal onde o foco está nas crianças, e por isso, o lugar era recheado de cor, tudo para atrair os pequenos mas isso não exclui a diversão para os outros. Tinha várias oficinas, palestras e sessões de autógrafos com escritores e ilustradores, dependendo do dia. A programação estava toda reunida num pequeno livrinho que você pode pegar na recepção, e a entrada é só cinco reais, fora que, menores de dezoito anos tem direito a um livro para ser retirado no final do evento.



No dia que eu fui o Ziraldo estava lá dando uma sessão de autógrafos, mas a fila estava grande demais e não tinha muito tempo para aproveitar o evento, então preferi ver os estandes.


Não tirei muita foto de estandes específicos porque acabei esquecendo na hora e outras vezes tinha muita gente por perto e ficava com vergonha para fotografar, mas tudo estava bem bonito, já quanto aos preços variavam. O que mais tinha lá em conta eram livros infantis mesmo, os livros para os jovens estava basicamente a mesma faixa de preço na maioria das editoras, mas ainda assim tinham algumas pequenas exceções, como a edição da Martins Fontes de Quem é você, Alasca? ( resenha aqui ) que estava por nove reais! 


O estande da Intrínseca definitivamente era o mais chamativo por conta das cores ( amo essa combinação de turquesa e amarelo ) e lá tinham muitos marcadores disponíveis e papéis de carta por conta do livro Para Todos os Garotos que Já Amei ( os papéis também podem ser baixados aqui ).


Uma das paredes do estande era o poster de Cidades de Papel ( resenha aqui 


Rocco e suas distopias 


Lá dentro tinha uma pequena exposição de Alice no País das Maravilhas em comemoração aos seus 150 anos, além de falar um pouco da história do autor tinha algumas edições lindíssimas em vários idiomas diferentes, inclusive uma em francês que eu vi pela primeira vez aqui no blog da Mel ( é uma grande rosada e com o rosto de uma Alice morena de perfil ).


Esse ai já é o corredor final e eu gostei bastante desse painel. Era ali em frente que a gente trocava por algum livro. Como o foco eram as crianças a maioria era infantil, mas como eu amo livros infantis, adorei ganhar um na saída.


Acabei tirando essa foto do pátio que ficava na frente da entrada do salão porque amo prédios antigos e achei essa parte uma graça! Nunca tinha ido lá e descobri que sempre ta rolando algum programa legal por ali então fiquei bem interessada em voltar outras vezes, mesmo que o evento literário tenha acabado hoje.


Obviamente não podia faltar algumas fotos das coisinhas que eu trouxe de lá.


O Gato da xícara de chá foi o livro que eu troquei no final do evento. O livro me chamou a atenção não só pela ilustração fofa mas por reunir no título duas coisas que amo: gatos e chá, então escolhi esse sem exitar.


Gostei tanto do livro que estou pensando seriamente em fazer um post depois sobre ele ;)


O único livro que acabei comprando foi O Pequeno Príncipe nessa edição lindíssima de capa dura que comprei como presente ( já que dia 19 foi meu aniversário ) e que o preço não estava tão diferente do da internet. Todos os outros estavam mais caros, e como gosto de economizar, apenas anotei os livros para comprar depois na internet mesmo.


Esses foram todos os marcadores que eu peguei lá ( fora uns repetidos que peguei para trocar futuramente ). Os da Intrínseca ficavam disponíveis para qualquer um, já esse lindo d'O Pequeno Príncipe eu só ganhei porque comprei o livro.


Esses foram os papéis de carta que eu falei logo acima. Gostei tanto deles que estou pensando em imprimir mais aqui em casa :)



Adorei o evento e gostaria de ter ido mais uma vez. Foi muito bem organizado e diferente da Bienal, não estava lotado, então foi tudo bem agradável. Espero que tenham gostado do post, mesmo que o evento já tenha acabado. Alguém ai também foi ao evento?

You Might Also Like

2 comentários

  1. Oi, Ju!
    Que amor esse evento! Como assim não me toquei sobre ele?????
    Agora estou economizando cofrinhos para a bienal! hahahah
    Muito obrigada por ter passado la no blog e ter contado como me conheceu, adorei, sua fofa!
    E adorei seu espacinho! Gostei bastante das edições das fotos!
    Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Crystal! Esse evento infelizmente foi muito pouco divulgado :/ As editoras até falaram sobre ele mas eu só fui descobrir o horário e o local em um instagram que eu seguia e que a menina tinha ido. Haja cofrinho para a bienal! kkkk
      Ahahahah brigada!! Adorei o seu espaço também, pode deixar que vou aparecer muito mais vezes por lá, beijão!

      Excluir

Flickr Images