Crescendo como Saumensch

#Capitães da Areia Book Tag

sexta-feira, agosto 28, 2015 Julia Pinheiro 2 Comments


Esse mês foi aniversário do Jorge Amado! Se esse cabra tivesse vivo estaria completando 103 anos, e como ele foi tão importante para a literatura brasileira a Bela, do Let It Be(la) me marcou para fazer essa tag super fofa que ela e o Yago Vieira, do Watermelon Street  criaram para homenagear esse escritor incrível.

A tag é baseada nos personagens do livro Capitães da Areia, e achei muito fofo os "significados" atribuídos à cada um dos personagens. São oito "perguntinhas" e vocês vão entender como funciona conforme lerem minhas respostas.


1. Professor - Um livro que te trouxe ensinamentos;
Foi difícil escolher porque tenho muitos livros que me trouxeram ensinamentos. Fiquei em dúvida nesse, Métrica e Eu Sou o Mensageiro, mas acabei escolhendo A Menina que Roubava Livros porque faz tanto tempo que li e acho que foi uma das primeiras lições de vida que tive com os livros.


2. Dora - Um livro que te traga conforto, como amor de mãe;
O Pequeno Príncipe se encaixaria em tantas das categorias aqui, mas acho que o que ele mais me traz é a sensação de conforto mesmo, com os diálogos leves e os aprendizados vindos de forma sutil e delicada.


3. Gato - Um livro cuja capa promete mais do que a história cumpre;
A Sociedade Cinderela acho que foi a única resenha negativa que tive, apesar de ser bem escrito ele tem uma história boba demais para mim, e eu imaginei algo do tipo sim por conta do título e da própria capa mas eu gosto de livros com capa branca e clean, e como não tinha mais nenhum livro que se encaixasse nessa categoria acabei escolhendo esse mesmo.


4. Sem-pernas - um personagem do qual não quis se separar;
São tantos os personagens! Mas acabei escolhendo os irmãos Baudelaire de Desventuras em Série ( resenha muito velha, mas ok ), porque foram treze livros! Acompanhei esses pequenos por treze livros, isso é muita coisa! Foi tanto tempo estando com eles que quando acabou não podia acreditar. Sentia uma saudade física deles, chegava em casa sentindo falta de algo quando percebia que eram eles, como se eles realmente estivessem estado lá o tempo todo. Foi bem estranho.


5. Pedro Bala - Um livro que tenha te dado coragem para realizar algo;
Essa foi a mais fácil de escolher, e escolhi As Vantagens de Ser Invisível. Eu costumava ser igual ao Charlie, sempre na minha, nunca participando da minha própria vida, observando tudo de longe, sempre feliz e triste, colocando a vida dos outros na frente da minha, e sempre sentia que os personagens estavam falando de mim e comigo, e graças à esse livro decidi participar mais, dar uma chance pra mim e viver de fato. Devo muito à esse livro. 




6. Carrossel - Um livro que te fez voltar à infância;
Sem sombra de dúvidas Harry Potter. Era tão pequena quando vi o primeiro filme e ainda assim lembro, lembro de quando ganhei a fita, lembro de tudo! Personagens que cresceram comigo e estão comigo até hoje. Impossível não se sentir nostálgica diante de tudo isso


7. Reformatório - Um livro do qual você não via a hora de se livrar;
A Viagem do Tigre. Eu gosto muito dessa saga ( resenha do primeiro livro aqui ) mas não aguentei esse! Enrolei bastante para ler, é um livro enorme e que fala, fala e fala e não diz muita coisa. Achei bem parado, só no final que vem um mínimo ânimo de ler, porque o resto todo foi um sofrimento danado pra terminar.


8. Trapiche - Um livro para o qual você sempre irá voltar.
Extraordinário. Fiquei na dúvida entre inclui-lo aqui ou no primeiro tópico, mas acabei deixando ele aqui porque como ele é bem fininho toda hora me pego lendo alguns trechos, ou começando a reler ele. Definitivamente é uma história que não se pode esquecer.


Adorei as associações ( nem precisa ler o livro para fazer! ) e adorei a ideia, parabéns aos criadores! E para espalhar uma tag tão legal baseada em um livro tão importante para o nosso país marco aqui  a Bruna, d'O Último Livro e a Luana do Psicose Literária, mas sintam-se à vontade para responder a tag e dar os devidos créditos à Bela e ao Yago.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Yaaay, adorei suas respostas!! Muito obrigada por responder <3 Sou louca pra ler Desventuras em Série, fico esperando uma oportunidade pra comprar o box. O Pequeno Príncipe + Harry Potter + Extraordinário = só amor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço por me marcar! Adorei a tag, parabéns mesmo! Desventuras é muito bom meeesmo! Já me falaram que esta em falta os livros, o meu box eu comprei já faz uns anos na submarino e foi super barato, daqui a pouco devem repor por conta da série também né...
      Muito amor <3 *-*

      Excluir

Flickr Images