Crescendo como Saumensch

MAR - Museu de Arte do Rio de Janeiro

quinta-feira, agosto 06, 2015 Julia Pinheiro 2 Comments


Esses dias eu fui no MAR - Museu de Arte do Rio de Janeiro -  pela primeira vez e como fiquei apaixonada por tudo lá e como cada vez tenho mais vontade de compartilhar minhas experiências aqui no blog resolvi fazer esse post com algumas poucas fotos que tirei com meu celular e falar o que fui fazer por lá.


A visita ao museu começa no último andar com essa vista maravilhosa da baia de Guanabara, da ponte Rio Niterói, da Praça Mauá ( ainda em obras ) e do futuro Museu do Amanhã. Por mais que ainda tenha muita obra a vista ainda é linda e vale muito a pena. 


Lá em cima tem um local reservado onde é servido refeição. Tudo muito chique e muito caro, nem cheguei a entrar. Fora a vista e o restaurante nada mais tem lá em cima, fora essa escadinha onde você pode se dirigir às exposições. Antes de você realmente entrar nas salas tem umas maquetes expostas dos museus - o prédio antigo e o prédio novo - que é para os cegos tocarem e sentirem como são as construções. Achei isso bem legal. Nessa parte também tem guias que acompanhou eu e um casal pela primeira exposição do local, o Rio Setecentista, quando o rio virou capital.


Essa primeira exposição é dividida em duas partes, uma que consta mais com objetos religiosos do estilo barroco. Já a outra parte tem objetos pessoais, como móveis e roupas, muitos tipos diferentes de mapas, alguns quadros retratando a época - possui até algumas aquarelas de Debret - e fala também sobre a escravidão de forma nua e crua, sem rodeios. Aconselho muito a visita guiada nessa exposição pois foi graças a guia que entendi alguns trabalhos bem abstratos que acabaram se tornando meus favoritos.



Essa exposição eu fui porque já estava por lá, mas na verdade estava indo especificamente para a exposição Tarsila e Mulheres Modernas do Rio , que falam sobre a mulheres que estiveram a frente do seu tempo, que conquistaram seus direitos em tempos de machismo, e tiveram seus trabalhos reconhecidos apesar dos empecilhos que a sociedade impôs ao gênero feminino. Sendo sempre subjugadas e tendo a fama do "gênero frágil" essa exposição desconstrói tudo isso, mostrando a importância da mulher em diversas áreas. Fala-se sobre as mulheres do rádio, do cangaço, dos palcos, das artistas e das escritoras.


Claro que Tarsila e Clarice Lispector tiveram destaque e corredores reservados só para elas. Tinham muitos quadros da Tarsila e tinham expostos todos os livros da Clarice, mas também tinham muitos quadros da Anita Malfatti e amei, por menor que tenha sido, a parte dedicada às cangaceiras. 


Fora essas duas exposições há também uma exposição do fotógrafo Kut Klagsbrunn que eu tinha tirado uma foto muito legal de uma parede enorme com várias câmeras antigas e que de alguma forma eu perdi! Estou com muita raiva por isso, mas enfim, as fotos são muitos legais. O cara veio fugido da segunda guerra mundial e fotografou de maneira incrível as muitas faces do Rio de Janeiro, desde o luxo do Jóquei Clube até as rodas de samba das comunidades mais pobres. Enfim, tudo incrível.


Na primeira foto do post só apareceu a parte do museu que é moderna, porém o museu é composto por dos prédios, e essa é uma pequena parte do segundo prédio, e o mais antigo, que já foi um palacete.


O museu funciona de terça à domingo, sendo que nas terças a entrada é gratuita enquanto nos outros dias custa apenas oito reais inteira dando acesso à todas as exposições. Lá tinha outras exposições que dei uma passada rapidinha, uma sobre o povo africano e outra também fotográfica. Na bilheteria tem vários desses folhetinhos disponíveis à todos que possui mais informações sobre as exposições e um caderninho com toda a programação - acontecem outras coisas legais por lá, como oficinas e essas coisas. Para quem gosta de exposição super indico essas três que fui. O museu fica na Praça Mauá, no Centro, número 5 ( CEP: 20081-240 ). Para mais informações deixo aqui o site oficial do museu.


Espero que apesar das poucas fotos e de sua baixa qualidade espero que tenha pra ter dado uma ideia do quão incrível é o museu. Alguém ai já visitou o MAR?
Follow my blog with Bloglovin

You Might Also Like

2 comentários

  1. Que bom que trocar de theme funcionou!! E que demais esse lugar, nossa, adoro esse tipo de passeio e tô tentando conhecer mais museus aqui em Salvador. Tenho muita vontade de conhecer os do Rio, acho que ainda não tinha ouvido falar desse, que vista maravilhosa! E essa exposição sobre essas mulheres incríveis? Adorei <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho muito legal quando isso acontece! Eu aqui doida pra ir nesses lugares q vc tem fotografado aí em salvador, e você com vontade de conhecer os daqui <3 sahjdhsad

      Excluir

Flickr Images