Crescendo como Saumensch

Bienal do Livro 2015 - parte 1

segunda-feira, setembro 07, 2015 Julia Pinheiro 7 Comments


Finalmente a época mais esperada do ano chegou! Nessa quinta-feira dia 3 teve início a décima sétima Bienal do Rio de Janeiro, trazendo muito amor, autores maravilhosos, lançamentos, livros novos, marcadores e muita promoção! E eu, como carioca, já me comprometi com vários dias e dei início às visitas nesse final de semana ( dia cinco e dia seis ). Meu objetivo era contar cada um dos dias separadamente assim que chegasse em casa, mas acabava chegando muito cansada então aí vai um resumão dos meus dias dos eventos.

Ps.: As fotos não estão numa qualidade muito boa e acabei nem tirando foto do local porque além de estar muito cheio não consegui levar a máquina, mas sexta eu volto lá e tiro algumas fotos pra vocês ;)



Pra começar bem o evento/dia/vida passei despretensiosamente no estande do Grupo Autêntica quando me deparo com a rainha da minha vida Leigh Bardugo, escritora da melhor trilogia ever, A Trilogia Grisha ( resenha do primeiro livro aqui ). Eu já sabia que ela estaria lá mas só pela noite, na conexão jovem e depois na sessão de autógrafos, mas não esperava vê-la  naquela hora ali tão perto. Deviam ter umas vinte pessoas e eu sentei uns dois metros logo em frente à ela. Foi incrível, fiz mil perguntas e a Leigh superou todas as minhas expectativas! Ela é engraçada e falou coisas incríveis ali, parecia que estava casualmente jogando conversa fora com uma amiga. Coisas legais que ela falou por lá:

Quando perguntaram qual Grisha ela seria ela disse que seria uma sangradora porque se ela estivesse em uma conversa muito chata ela simplesmente poderia colocar a pessoa pra dormir ( isso foi muito engraçado )
Quando ela foi questionada sobre seus personagens disse que não fazia vilões ou mocinhos o que ela fazia eram pessoas que queriam algumas coisas e que precisavam as vezes de outas coisas. Achei isso incrível. Essa mulher é incrível.



Foi indescritível estar ao lado criadora do meu mundo favorito e descobrir que ela é ainda mais maravilhosa que eu pensava, foi a realização de um sonho e fico muito grata pelo Grupo Autêntica ter conseguido trazer a Leigh e possibilitar esse encontro. Na hora do autógrafo abracei ela várias vezes, chorei, ela me abraçou, disse que eu era fofa ( não posso com isso né gente ) e disse que amou meu colar, que é tipo o símbolo do Darkling e que agora eu nunca mais vou tirar na vida *-*

Se não fosse o bastante eu entreguei à ela uma cartinha e dois desenhos, um da Zoya e um da Genya que ela postou no instagram! Sim, esse desenho da foto da esquerda foi eu que fiz e ela disse que as meninas sõa do jeito que ela imaginou! *0* Eu surtando com ela e ela surtando com meus desenhos! Definitivamente uma fofa. Não tenho palavras pra descrever a emoção.


Se ainda não é o bastante, percebendo que eu fiz várias perguntas sobre o Darkling e o meu colar ela mandou um "Deixa eu adivinhar, seu personagem favorito é o Darkling?"  e entre espasmos de emoção e desespero eu consegui afirmar isso loucamente e ela simplesmente escreveu uma frase de efeito do Darkling em cada um dos meus livros. Ta bom pra você agora? Da pra ter ideia do quão maravilhosa ela é? 


Pior que na hora eu nem percebi isso, pra mim ela tava escrevendo algo q ela escreve pra tudo mundo, e eu estava tão nervosa que até desaprendi a ler, então depois quando sentei com calma e li as frases eu me arrepiei toda!!! São tipo, as melhores frases no livro! Só tem um jeito de descrever todo esse momento, toda essa emoção, essa realização de um sonho, que é: asdkjhsakdjakjks 

Acho que as pessoas que se utilizam desse recurso de juntar letras aleatórias para descrever reações indescritível vão entender. Espero.


Make me your villain - eu me arrepiando toda sentada no meio da bienal


There are no others like us... - eu surtando ainda mais no meio da bienal


I am ruination - eu morta na bienal


Ainda no estande ta Autêntica encontrei a Babi Dewet e a Pam Gonçalves que são umas fofas. Vamos só combinar de não reparar na minha cara porque eu tinha acabado de ver a Leigh e ainda não tinha me recomposto, okay? Okay então. Já no estande da Rocco encontrei a diva Luly Trigo! Já acompanho ela a tanto tempo pelo snap que parecia que já a conhecia, ela também foi super simpática, não faz nenhuma distinção com as pessoas, parece que todo mundo é amigo do peito. Agora pretendo vê-las de novo para ganhar um autógrafo maneiro porque na hora não tinha os livros. 

Lá também encontrei a Crystal, do Diários de Um Piquenique que é um blog muito fofo que acompanho. Quando ela postar a foto eu coloco ela aqui ;)


O que eu trouxe no primeiro dia: acabei comprando Dias de Sangue e Estrelas ( que na foto ta praticamente todo preto por causa de sombra ) que é o segundo da trilogia iniciada por Feita de Fumaça e Osso, que eu ainda não li, mas como eu geralmente gosto de terminar qualquer série que começo e como já ouvi muito bem acabei levando esse livro porque estava por nove reais. Esse foi o único livro que ganhei, o resto foram todos mimos que consegui nas editoras como:


Bottom que consegui no estande da Rocco, que era tipo o último do dia. 


Muitos marcadores. Mas muitos mesmo. ( Sente o cheiro de sorteio? )


Mimos que recebi quando fui ver a Luly 



Isso tudo já ainda no primeiro dia, no segundo eu fui ver a Colleen Hoover mas por umas seis senhas não consegui autógrafo ( tudo culpa do ônibus T-T ) porém conseguimos senha para ver a palestra dela na Conexão Jovem, que pra mim não foi muito legal. Fiquei na última fileira e como tava sem óculos quase não enxerguei nada, e foram poucas as perguntas realmente interessantes.



O ponto alto desse dia foi que mais de uma vez, enquanto passava despretensiosamente passava pelo estande da Autêntica acabei conhecendo as meninas d'O Livro do Bem, que também são umas fofas! Super simpáticas e alegres. Inclusive a Ariane levou minha alto-estima lá pra cima dizendo que eu era linda, tipo, oi? amiga? já se olhou no espelho? Bem aquele momento de nervosismo quando uma pessoa muito mais bonita que você diz que você é bonita primeiro. 



Dedicatória mega fofa que as meninas fizeram  


Outro livro que eu acabei comprando foi o do discurso do Neil Gaiman, Faça Boa Arte que eu já queria há muito tempo e graças a Mile, do Books on First que me avisou que estava vendendo lá no estande da Intrínseca ( porque quando eu fui no primeiro dia não tinha visto ) consegui adquirir o último exemplar do estande por cinco reais!


Além dos marcadores também consegui esse bottom muito lindo que uma vendedora muito legal de delineador azul da Editora Gutemberg me deu quando eu comprei O Livro Do Bem.


Mais muitos marcadores divos 


Então é isso gente, apenas um breve resumo desses dois dias de bienal, sexta-feira tem mais e espero que consiga tirar mais fotos pra vocês. Alguém ai também foi na bienal? Contem ai como foi a experiência de vocês ;)

You Might Also Like

7 comentários

  1. Julia, não conheço a trilogia da Leigh, mas adoreeei o quão fofa foi a interação dela com você! Muita lindinha essa dedicatória personalizada! <3
    Que bom que conseguiu encontrar o Faça boa arte antes de esgotar! Eu adoreeei o discurso. Também me arrependi de não ter comprado o Paris versus New York que estava só 9 reais, e tenho certeza que sábado que vem ele não estará mais disponível :'(
    Dia 11 é seu último dia de bienal? Se for no dia 12, me avisa! ;-)

    Beijinho,
    Mile (Books on First)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Leigh maravilhosa! Super indico esse livro! Minha trilogia favorita <3
      O Paris Versus Nova York tava em promoção na amazon por nove reais também! Vê lá se ainda ta, o meu eu comprei por lá! Vou dia 12 sim!! Vou te chamar no instagram pra combinarmos algo ;)
      Beijos!

      Excluir
  2. Apenas amei o quanto de coisa boa você passou nesses dois dias! <3333
    Sério, que delicia! Eu fico vibrante pela alegria das outras pessoas e fiquei muito com a sua!
    Sem falar que AMEI te conhecer, sério! Você passou uma energia tão gostosa e sincera <333
    O post com a nossa foto já está no ar! Beijoca e espero te ver em breve :****

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaahhhh que delíciaaa!!! Eu achei a meeeeesma coisa de você! Fico feliz de ter passado essa energia porque também ameei te conhecer! Espero que até breve <3

      Beijoooos

      Excluir
  3. Ahhh, como eu queria ter ido!! Quanta gente maravilhosa você encontrou, fiquei muito feliz por você ter realizado esse sonho de conhecer a Leigh Bardugo :3 Deve ser incrível conhecer um autor que curte, ainda não consegui realizar isso, quando tive oportunidade outras coisas me impediram. Comprei Sombra e Ossos recentemente e tô bem ansiosa pra ler! Seu desenho ficou lindo, aliás, nossa! Amei o post <3

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, como eu queria ter ido!! Quanta gente maravilhosa você encontrou, fiquei muito feliz por você ter realizado esse sonho de conhecer a Leigh Bardugo :3 Deve ser incrível conhecer um autor que curte, ainda não consegui realizar isso, quando tive oportunidade outras coisas me impediram. Comprei Sombra e Ossos recentemente e tô bem ansiosa pra ler! Seu desenho ficou lindo, aliás, nossa! Amei o post <3

    ResponderExcluir

Flickr Images