Crescendo como Saumensch

Além do tempo

quarta-feira, novembro 11, 2015 Julia Pinheiro 0 Comments


Semana retrasada, dia 26 de outubro, minha mãe estava vendo a novela Além do Tempo, da Globo, quando aparece essa cena, se você viu esse episódio você provavelmente reconhece a foto acima. Acabamos descobrindo através do meu tio que mora na zona rural do Rio que as ruínas que apareceram na novela nesse dia ficava apenas alguns quilômetros de distância do nosso sítio em Cachoeiras de Macacu, e claro acabamos dando uma passadinha lá final de semana retrasado.


A Igreja São José da Boa Morte data de 1700 e foi abandonada por volta de 1900 quando a comunidade que vivia ali acabou se deslocando. Hoje a ruína é tombada pelo Patrimônio Histórico Cultural do Rio de Janeiro e fica localizada na beira de uma estrada secundária não pavimentada e o acesso à igreja é aberto à qualquer um e à qualquer hora.


Não vou ficar falando demais, o post vai ser mais com fotos - e muitas fotos, porque não consegui me segurar - mesmo, porque o lugar é lindíssimo! Amo ruínas, sempre me faz pensar sobre como as coisas mesmo tão sólidas são tão passageiras, e mesmo quando destruída as coisas mantém sua beleza, e nessa antiga igreja não foi diferente, mas o mais legal mesmo foi pensar no pessoal gravando por ali e tudo mais.





























Essa parte, que um dia foi fechada, era a sacristia, e é onde há menos paredes de pé. Fiquei pensando quanto tempo demorou para a vegetação tomar conta do lugar, porque essas árvores que cresceram entre quatro paredes em ruínas eram enormes e por isso devem ser muito antigas também.






Eu fiquei apaixonada por esse lugar! Para quem mora no rio e quiser visitar, a igreja fica à alguns minutos de uma estradinha no quilômetro 17 da estrada Rio-Friburgo do lado direito ( pra quem segue em direção à Friburgo ) 

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images