Crescendo como Saumensch

D.I.Y | Mural de fotos polaroid ( sem ter a câmera )

sexta-feira, abril 29, 2016 Julia Pinheiro 8 Comments


Olha gente, mas tem tempo que eu quero fazer isso hein. É engraçado como a gente fica adiando coisas tão simples, mas esses dias me deu um surto criativo e dei uma repaginada no meu quarto e fazer um mural de fotos fez parte dessa mudança . Fotos polaroid são uma graça mas o preço... nem tanto, né não? Então decidi mostrar aqui o jeito mais barato e fácil de se imprimir fotos polaroid sem ter a máquina.


Temos dois jeitos de editar a foto. O mais fácil ( mas não o mais legal ) é pelo editor online PicMonkey. Onde depois de você clicar em editar foto e carregar a foto que você quer, você clica em molduras e seleciona Polaroid Frame.  


Ela vai provavelmente aparecer inclinada e com um fundo, então você seleciona "transparent background". Em "rotate" você vai deixar em 0º pra foto ficar reta. Em Effect Fade é o efeito de foto "antiga" que vai dar, quanto mais você aumenta a porcentagem, menos efeito sua foto vai ter.


O segundo jeito de edição, e o mais legal e o que eu mais gosto, é pelo editor Toycamera Analogcolor que você pode baixar aqui. É super rapidinho e vale muito a pena, sério. É um editor de fotos bem simples e intuitivo e com várias opções retros de filtros e daquelas luzes, bem típicas de fotos analógicas sabe? ( tipo essas das fotos de cima, da pra ver? )


1- VIGNETTING RADIUS: é o diâmetro da vinheta, ou seja, quanto maior, menor vai ser a vinheta, e consequentemente mais clara vai ser sua foto;
2 - VIGNETTING AMOUNT: "quantidade de vinheta", o quanto escura a vinheta vai ser;
3 - BLUR: deixa a foto embaçada;
4 - TEXTURE/NOISE: deixa a foto com aqueles arranhados de foto antiga sabe? meio que que decai a qualidade da imagem;
5 - DODGE: editei mais de 50 fotos nesse programa e ainda não entendi o que isso faz. Sério, se você descobrir, me conta por favor;
6 - COLOR:  geralmente em editores eu vejo isso com o nome de "temperature", porque quanto mais a baixo você coloca, mais fria se torna a foto ( com tons azulados ), e quanto mais alto, mais quente fica os tons ( puxados para o amarelo );
7 - CONTRAST: contraste (???)
8 - BRIGHTNESS: deixa a foto mais clara;
9 - X-PROCESS: isso vai dizer a intensidade do efeito que você selecionou;
10 - PROCESS: são os vários efeitos
11 - LENS: "lentes", que são nada mais nada menos que mais filtros, porém esses não da pra estabelecer a intensidade;
12 -  TEXTURE: mais "texturas" para a foto, que deixam ela com essa cara de antiga por mexer na "qualidade";
13 - LIGHT LEAKS: são os vários efeitos de luz que eu coloquei na foto editada em questão como exemplo ( eu acho que isso tem um nome especial, alguém sabe? ). Conforme você vai apertando ( ou clicando Ctrl + F ) vão aparecendo as várias opções;
14 - FRAMES: É ai que sua foto vira de fato uma polaroid. Só clicar na opção FRAME POLA que ela fica com essa moldura de foto polaroid.


Tá Julia, mas se esse tem tanta coisa porque escolheríamos o outro programa? Porque nesse programa quando você salva sua foto ela vem com uma marca d'água na moldura, que é o nome do programa, e isso acaba com a estética da foto, então temos um trabalhinho extra retirando a marca com um outro programa. No meu caso eu uso o PhotoScape ( que você pode baixar aqui ). É super simples, só é um trabalho a mais. 


No PhotoScape você vai na parte de Editor, depois em Tools. Lá vai ter uma ferramenta chamada Clone Stamp. Você clica nela e seleciona uma parte da moldura com o círculo, e depois estende ele até a marca d´água, que o que essa ferramenta vai fazer é copiar essa área sem nada na moldura e "colar" em cima da marca d´água. E prontinho, só salvar.


Daí agora, para imprimir a foto do tamanho certinho, também usei o PhotoScape para juntar as duas fotos lado-a-lado. Basta entrar na parte de Combine e adicionar duas fotos de cada vez. Para imprimir é só imprimir o tamanho normal de foto ( 10X15 ) e pedir pra não cortar e deixar a borda ( quando eu fui imprimir no shopping, naquelas máquinas da KODAK quase aumentaram a foto e cortaram na maquina as bordinhas dos lados ).


A foto vai vir do jeito que aparece ai no canto esquerdo, daí é só separar uma da outra e cortar as bordinhas de cima.


Para dar um "tchan" com caneta permanente escrevi algumas legendas nas fotos.


Agora para fazer um mural não tem mistério, na real fica até bonitinho só colando as fotos com durex na parede, lado a lado, bem alinhadas, mas eu quis fazer aquele varal sabe?
 

 E pra isso comprei um barbante coloridinho da twine cotton e esses pregadores em uma papelaria ( mas como eram muitas fotos acabei usando clips de papel com algumas e ainda assim ficou bem legal ). Pra colar as pontas do barbante eu usei durex mesmo ( pra ficar mais firme ) mas coloquei por cima uma washi tape pra ficar mais bonitinho.


Por mais que na foto já esteja colado na parede fazendo essa voltinha eu indico não fazer isso, depois que deu ruim eu tirei e coloquei bem esticado porque o próprio peso das fotos vai fazer esse caimento e vai ficar muito mais sutil, bonito e natural. Outra dica é deixar essa pontinha pra fora do durex porque evita do barbante escorregar e soltar.


E foi assim que ficou meu varal. Saiu bem baratinho, só indico também vocês imprimirem tudo de uma vez, porque quanto mais fotos você imprime, mais barato sai o preço individual de cada uma. É um charme que da pro quarto e você pode estar constantemente mudando a disposição das fotos, do mural, tem várias ideias ai pela internet que vai te encher de inspiração.





 Espero que vocês tenham gostado do post e se inspirado pra fazer algo parecido <3

You Might Also Like

8 comentários

  1. Que charme!!!!!
    Amo, amo, amo tuas fotos e essas em formato polaroid ficaram divinas.
    Melhor tutorial de como fazê-las <3
    Fiquei super empolgada (tô adiando fazer isso há séculos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuiito obrigada Brendha! De verdade, você sempre ta por aqui <3
      Faz sim e depois me conta como ficou! ;)

      Excluir
  2. Sempre quis ter um mural desse no meu quarto *-*
    O seu ficou uma gracinha ! Parabéns :3

    Beijão

    rosasdifusas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá! Adoro esses murais de fotos, tenho um no meu quarto que queria ter feito nesse estilo polaroid, mas até que gostei do meu resultado.

    http://whoisllara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah faz parte né? Tem tantas ideias legais por ai

      Excluir
  4. Adoreeei, Juzinha ♥ Adoro suas D.I.Y's, tenho várias para fazer mas a procrastinação é maior.

    ResponderExcluir

Flickr Images